Coordenador : Frederico Policarpo
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394985.2206.83009.27062023
Departamento/Setor: DSP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Membros do PsicoCult e demais interessados da comunidade em se aproximarem da pesquisa científica.
Local de atuação: Evento híbrido realizado no Laboratório de Estudos Multimídia - LEMI, do InEAC - Instituto de Estudos de Administração de Conflitos.
Objetivo
Objetivo geral: Este projeto de extensão visa demonstrar através das pesquisas etnográficas produzidas a complexidade do consumo das plantas psicoativas e a multiplicidade de seus usos, relacionados a diversos contextos. As pesquisas versam sobre a atualização dos controles estatais e as práticas que cercam o uso, incluindo a produção e circulação dos psicoativos. Objetivos específicos: 1) a integração entre o próprio grupo com a participação da comunidade; 2) a realização de encontros que divulguem as pesquisas realizadas no âmbito do PsicoCult; 3) a disseminação de conhecimentos sobre drogas, antropologia, e métodos de pesquisa.
Resumo
O objetivo da presente proposta é contribuir para a integração entre os membros do PsicoCult - Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura, vinculado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC), da Universidade Federal Fluminense, formado por discentes e docentes em diferentes níveis de formação. Isso se dará no âmbito da Universidade Federal Fluminense através da difusão e da produção de estudos sobre Segurança Pública e administração de conflitos, tendo como ênfase o tema dos psicoativos em diferentes contextos, em especial nos ambientes urbanos, através de rodas de conversa, mesas redondas a apresentações de grupos de trabalho. O objetivo é refletir, debater, analisar, de um lado, práticas de uso, produção e circulação dos psicoativos e, por outro lado, as práticas de controle que cercam essas substâncias e seus praticantes. Em linhas gerais, o intuito é debater os efeitos sociais do proibicionismo em dois âmbitos de pesquisa: o primeiro diz respeito à atualização dos controles estatais, focando em etnografias dos operadores do sistema de justiça; o segundo, enfatiza as práticas que cercam o uso, incluindo a produção e circulação dos psicoativos. As produções dos integrantes do grupo serão debatidas ao longo de 10 encontros realizados na forma remota, na plataforma Google Meet, seguindo a metodologia de seminário, que consiste em apresentações de textos (dissertações e teses) e debates pelos presentes, mantendo o caráter aberto do grupo. Haverá divulgação das atividades para demais interessados.